Chocolate Ajuda a Emagrecer e Deixa Mais Inteligente

Sabe aquele delicioso chocolate que você saboreia nas horas e ocasiões mais diversas? O chocolate vem sendo associado com uma série de benefícios cognitivos, incluindo memória e raciocínio abstrato.

Segundo os pesquisadores, a ingestão habitual e moderada de chocolate foi relacionada ao aumento do desempenho cognitivo, medido em uma extensa bateria de testes neuropsicológicos.

Essa pesquisa de grande escala foi feita na Universidade de Syracuse, em Nova York, que mediu os efeitos do consumo de chocolate em 968 pessoas com idades entre 23 e 98 anos, sem alterar seus hábitos alimentares em geral.

Não é a primeira vez que estudos sobre o consumo habitual de chocolate mostram benefícios para a saúde e nós já mostramos isso em Os Benefícios do Chocolate para a Saúde.

Comer Chocolate no Café da Manhã Ajuda a Emagrecer

Chocolate no Café da Manhã Ajuda Emagrecer Chocolate no Café da Manhã Ajuda Emagrecer

Alguns anos atrás pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, relataram que consumir chocolate todos os dias no café da manhã mostrou ajudar na perda de peso, contrariando a crença de que devemos ficar longe do chocolate para manter a forma.

De acordo com a líder do estudo na Universidade de Tel Aviv, Dr. Daniela Jakubowicz, saborear um bom café da manhã com mais calorias do que o habitual, nesse caso uma fatia de bolo de chocolate, reduz o desejo de comer doces ao longo do dia.

Segundo a Dr. Daniela Jakubowicz, cujo livro “The Big Breakfast Diet” tornou-se um best-seller, os alimentos consumidos no café da manhã são convertidos em energia rapidamente, pois é o momento do dia em que o seu corpo necessita. No final do dia e a noite quando geralmente o seu corpo não necessita mais dessa energia, os alimentos consumidos serão convertidos em gordura, criando uma reserva de energia para quando for necessária.

Daniela Jakubowicz então sugere um pequeno almoço com sobremesa no café da manhã. Seu estudo mostrou que os participantes que tiveram tal café da manhã, perderam mais peso do que as pessoas que tiveram uma refeição menos calórica, mas consumiram mais calorias durante o dia e a noite.

O Segredo do Chocolate

Especialistas dizem que o segredo dos benefícios do chocolate para a saúde são os flavonoides.

Os flavonoides são compostos químicos que representam até 20 por cento dos compostos presentes no cacau e também são encontrados em alimentos de origem vegetal como frutas, mel, chás e vinho.

Então da próxima vez pense bem antes de rejeitar ou fugir de um delicioso doce ou bolo de chocolate, você pode estar perdendo a oportunidade de aproveitar os inúmeros benefícios que o chocolate pode trazer para sua vida.