Os Benefícios do Chocolate para a Saúde

Além de delicioso, o chocolate consumido diariamente e de forma moderada, oferece uma série de benefícios para a saúde graças ao principal componente do chocolate, o cacau.

O cacaueiro, de nome científico Theobroma cacao, é uma planta nativa de uma região que vai do México, passando pela América Central, até à região tropical da América do Sul. O cacau vem sendo cultivada há pelo menos três mil anos na região e os primeiros registros de seu uso datam do período Olmeca.

Durante a civilização Maia, a partir das sementes do cacau era feita uma bebida amarga chamada Xocoatl, geralmente temperada com baunilha e pimenta a qual acreditava-se que combatia o cansaço, além de ser afrodisíaco.

O cacau contém vários tipos de minerais e vitaminas como o manganês, potássio, vitaminas A, C e do complexo B, além do magnésio e do triptofano, que são substancias que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor cerebral responsável pela sensação de felicidade, regulagem do sono e apetite.

Mas são os flavonoides, um grupo de fitoquímicos encontrados em grandes quantidade no cacau que trazem os maiores benefícios para a saúde. Os flavonoides estão relacionados a prevenção de doenças do coração por terem efeitos no aumento da concentração do HDL (colesterol bom), que atua como protetor e reduz o risco de doenças cardiovasculares. Os flavonoides também agem na redução da pressão arterial, melhorando o funcionamento dos vasos sanguíneos.

Com baixo teor de gordura e açúcar, o chocolate amargo com 60 a 85% de cacau e o meio amargo com 40 a 55%, são utilizados em pesquisas e os mais indicados para o consumo diário.

Pesquisas e Estudos Sobre os Beneficios do Chocolate

Pesquisas recentes na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, confirmaram que o consumo constante do chocolate amargo reduz os níveis da pressão arterial. As substâncias encontradas no cacau, elevam a produção de óxido nítrico, um vasodilatador natural que faz bem ao coração, promovendo um fluxo adequado de sangue e reduzindo os níveis da pressão arterial.

Nos Estados Unidos, na Universidade Johns Hopkins, os cientistas descobriram que o flavonoide chamado epicatequina encontrado no cacau, protege as células nervosas, podendo reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral.

Outro estudo feito pelos Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, mostram que os antioxidantes encontrados no chocolate amargo, inibem uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial.

Segundo um importante jornal que publica estudos científicos da área médica, o British Medical Journal, o chocolate também auxilia o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de câncer.

O Chocolate é um Aliado da Beleza

O chocolate também é um aliado da beleza e já está presente em diversos cosméticos e tratamentos. Com um alto poder hidrante e antioxidante, o chocolate combate os radicais livres e ajuda o organismo contra o envelhecimento.

Veja abaixo o vídeo com alguns dos nossos lindos e deliciosos bolos de chocolate